logo
Hero background

Fique a par das atualidades do IEFP

Mostrar
 31º Aniversário do Instituto do Emprego e Formação Profissional
EVENTOS
COMEMORATIVO
22 agosto 2025

31º Aniversário do Instituto do Emprego e Formação Profissional - Fórum "Fortalecimento dos Centros de Excelência em Formação Profissional"No âmbito das comemorações do seu 31º aniversário, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) realiza o Fórum "Fortalecimento dos Centros de Excelência em Formação Profissional: Partilha de Experiências e Novas Perspetivas", no dia 22 de agosto de 2025, na Sala de Conferências do Palácio do Governo. Painel com o Dr. Victor Dias (CENFIM): Partilha de experiências na gestão de centros altamente especializados, destacando boas práticas e desafios.Intervenção do Dr. Danilson Borges (DGE): Visão do setor EFE na criação de Centros de Excelência em Cabo Verde, num contexto multifacetado, alinhando necessidades multissetoriais e perspetivas de parceiros internacionais.Moderação do Dr. Paulo Santos (IEFP)Encerramento oficial pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, S.E. Dr. Fernando Elísio Freire.NOTA:  O evento será transmitido via Live no Facebook do IEFP para que todos possam assistir à discussão sobre o futuro da formação profissional em Cabo Verde. 

+ detalhes
IEFP e Cruz Vermelha firmam protocolo para promover emprego digno e formação profissional
NOTÍCIAS
PROTOCOLO
23 de Abril 2025

𝐈𝐄𝐅𝐏 𝐞 𝐂𝐫𝐮𝐳 𝐕𝐞𝐫𝐦𝐞𝐥𝐡𝐚 𝐟𝐢𝐫𝐦𝐚𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐨𝐜𝐨𝐥𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐫 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐠𝐨 𝐝𝐢𝐠𝐧𝐨 𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐣𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬 𝐞 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Cabo Verde e a Cruz Vermelha de Cabo Verde celebraram, ontem, um protocolo de colaboração que visa promover o acesso e a criação de emprego digno para mulheres, homens e jovens, contribuindo para a sua inclusão na economia formal.O presidente do IEFP, Paulo Santos, destacou que a assinatura deste protocolo incentivará uma maior mobilização dos jovens para participarem das formações profissionais. “Nós queremos juntar as nossas sinergias para trabalhar de mãos dadas. O foco é captar o público-alvo vulnerável, colocá-lo nos centros de formação e ajudar os jovens na inserção profissional”, afirmou.A partir de setembro, os jovens inscritos no cadastro social único, em qualquer dos quatro níveis, terão acesso gratuito à formação profissional. Santos também mencionou que o protocolo permitirá a troca de experiências entre profissionais e voluntários da Cruz Vermelha, que ajudarão na mobilização de jovens para as ações de formação.“Com este protocolo, haverá uma colaboração na identificação dos jovens, permitindo resolver, em conjunto, os problemas do país”, frisou. O presidente do IEFP enfatizou que esta parceria, que coincide com os 50 anos da Cruz Vermelha em Cabo Verde, representa uma oportunidade para unir esforços face aos desafios atuais.Paulo Santos revelou que, já em setembro, será lançada uma “forte ofensiva” com mais de 100 ações de formação destinadas a beneficiar cerca de 4.000 jovens. A duração do protocolo será indeterminada, com o objetivo de estabelecer uma parceria duradoura em prol da formação profissional e inserção no mercado de trabalho para os públicos mais vulneráveis.Por sua vez, o presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo Carvalho, destacou a assinatura dos protocolos como um privilégio para a instituição. Ele assegurou que a Cruz Vermelha está comprometida em servir os parceiros e trabalhar em conjunto para alcançar mais. Carvalho enfatizou a importância do engajamento das instituições em um mundo conturbado e expressou confiança na capacidade da Cruz Vermelha em aproveitar essa oportunidade para conquistar ainda mais benefícios.

+ detalhes
Acordo tripartido entre IEFP, INPS e FPEF para reforço da formação Profissional em Cabo Verde
NOTÍCIAS
PROTOCOLO
23 de Abril 2025

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP Cabo Verde), o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS Cabo Verde) e o Fundo de Promoção do Emprego e da Formação(FPEF) celebraram nesta quinta-feira, 17, um importante protocolo para o reforço da formação profissional em Cabo Verde.Este acordo estabelece normas que facilitam a aplicação funcional e a troca de informações entre as entidades, sendo essenciais para a execução do mecanismo de comparticipação das empresas no Sistema de Formação Profissional, conforme aprovado pelo Decreto-Lei n.º 38/2021, de 23 de abril.Ou seja, o INPS destinará 0,5% da contribuição devida e paga pelas entidades empregadoras ao financiamento do subsídio de desemprego e ações de emprego. Esses fundos serão transferidos para o FPEF, que os utilizará para financiar ações de formação.Além disso, o protocolo estabelece procedimentos claros para a transferência de recursos e a monitorização do uso dos fundos. As partes também se comprometeram a compartilhar informações estatísticas e financeiras para garantir a transparência.Com a previsão de receção de 120 a 150 mil contos, este reforço financeiro representa uma oportunidade significativa para a formação de novos profissionais, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e social do país.Este protocolo enfatiza a importância da colaboração entre as instituições, que se comprometem a implementar ações conjuntas para promover a qualificação profissional dos jovens.#JuntosConstruimosFuturo

+ detalhes
Homenagem a 50 Rabidantes destaca empoderamento feminino em CV
NOTÍCIAS
SEM CATEGORIA
23 de Abril 2025

.O Presidente do IEFFP, Paulo Santos, participou ontem, 13 de agosto, numa cerimónia de homenagem a 50 rabidantes, organizada pela Equatorial Coca-Cola Bottling Company Cabo Verde (ECCB Cabo Verde).Antes do início das atividades, foi observado um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia ocorrida na ilha de São Vicente.Durante o evento, o IEFP Cabo Verde e a Cavibel assinaram um protocolo no âmbito do programa Stimula Empreenda +, destinado à realização e financiamento de ações de formação que visam o empoderamento e a capacitação dessas mulheres. O montante do financiamento é de 500 contos.A cerimónia foi presidida pelo ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Dr. Eurico Monteiro, que sublinhou a relevância deste tipo de iniciativas para o desenvolvimento económico e social da comunidade.

+ detalhes
IEFP e Aldeia sos Cabo Verde empoderam grupos sociais vulneráveis
NOTÍCIAS
OUTROS
5 agosto 2025

O IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e a Aldeia Infantil SOS Cabo Verde assinaram um Acordo de Cooperação cuja a finalidade assenta-se no aproveitamento de potencialidades e complementaridades de actividades, com relevância para os domínios da formação profissional e da inserção dos formandos no mercado do trabalho. Inclui ainda a capacitação e empoderamento de grupos sociais vulneráveis, tendo como finalidade a sua inclusão pessoal e profissional. As exigências de um mercado global em constante transformação e suas implicações no desenvolvimento económico e social, entre outros factores, justificam a necessidade de se investir cada vez mais na formação profissional e inserção no mercado de trabalho que se vislumbra cada vez mais competitivo.Tendo em conta o interesse manifestado por ambas as instituições e o comprometimento para a partilha de responsabilidades ao desenvolvimento de acções conjuntas em prol da inclusão social e do desenvolvimento económico e social sustentável das comunidades locais. Nomeadamente na área de promoção da formação profissional e emprego e do desenvolvimento de iniciativas de economia social e solidária.

+ detalhes