logo
IEFP e Cruz Vermelha firmam protocolo para promover emprego digno e formação profissional
18 agosto 2025
Protocolo

IEFP e Cruz Vermelha firmam protocolo para promover emprego digno e formação profissional

Partilhar

𝐈𝐄𝐅𝐏 𝐞 𝐂𝐫𝐮𝐳 𝐕𝐞𝐫𝐦𝐞𝐥𝐡𝐚 𝐟𝐢𝐫𝐦𝐚𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐨𝐜𝐨𝐥𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐫 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐠𝐨 𝐝𝐢𝐠𝐧𝐨 𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐣𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬 𝐞 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Cabo Verde e a Cruz Vermelha de Cabo Verde celebraram, ontem, um protocolo de colaboração que visa promover o acesso e a criação de emprego digno para mulheres, homens e jovens, contribuindo para a sua inclusão na economia formal.


O presidente do IEFP, Paulo Santos, destacou que a assinatura deste protocolo incentivará uma maior mobilização dos jovens para participarem das formações profissionais. “Nós queremos juntar as nossas sinergias para trabalhar de mãos dadas. O foco é captar o público-alvo vulnerável, colocá-lo nos centros de formação e ajudar os jovens na inserção profissional”, afirmou.

A partir de setembro, os jovens inscritos no cadastro social único, em qualquer dos quatro níveis, terão acesso gratuito à formação profissional. Santos também mencionou que o protocolo permitirá a troca de experiências entre profissionais e voluntários da Cruz Vermelha, que ajudarão na mobilização de jovens para as ações de formação.

“Com este protocolo, haverá uma colaboração na identificação dos jovens, permitindo resolver, em conjunto, os problemas do país”, frisou. O presidente do IEFP enfatizou que esta parceria, que coincide com os 50 anos da Cruz Vermelha em Cabo Verde, representa uma oportunidade para unir esforços face aos desafios atuais.

Paulo Santos revelou que, já em setembro, será lançada uma “forte ofensiva” com mais de 100 ações de formação destinadas a beneficiar cerca de 4.000 jovens. A duração do protocolo será indeterminada, com o objetivo de estabelecer uma parceria duradoura em prol da formação profissional e inserção no mercado de trabalho para os públicos mais vulneráveis.

Por sua vez, o presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo Carvalho, destacou a assinatura dos protocolos como um privilégio para a instituição. Ele assegurou que a Cruz Vermelha está comprometida em servir os parceiros e trabalhar em conjunto para alcançar mais. Carvalho enfatizou a importância do engajamento das instituições em um mundo conturbado e expressou confiança na capacidade da Cruz Vermelha em aproveitar essa oportunidade para conquistar ainda mais benefícios.

Galeria de Fotos

3 fotos

Outras notícias

Homenagem a 50 Rabidantes destaca empoderamento feminino em CV
5 agosto 2025

Homenagem a 50 Rabidantes destaca empoderamento feminino em CV

+ detalhes
Acordo tripartido entre IEFP, INPS e FPEF para reforço da formação Profissional em Cabo Verde
5 agosto 2025

Acordo tripartido entre IEFP, INPS e FPEF para reforço da formação Profissional em Cabo Verde

+ detalhes